quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Caim

Mais uma vez sinto-me completamente abismada...
José Saramago entrega-nos mais uma obra, entre a sua vasta vida e experiencia,homem polémico, uns dizem que sim, outros acham que não, faz das letras a sua vida ou encoraja-as com o objectivo de nos fazer questionar, é aqui que Caim se destaca, colocando o mundo à sua volta em alvoroço politico e social.
Hoje senti vergonha, pela primeira vez do meu país, não pela obra, ou por José Saramago, nada disso, mas por um eurodeputado ter afirmado publicamente que José Saramago deveria renunciar à nacionalidade portuguesa...
Vamos então observar com atenção, onde fica o direito à liberdade de expressão, quem é que deveria renunciar a quê?
Mas escrever o que se pensa ou segundo a análise que se faz de determinado assunto agora é pecado?? Quem é que foi ofendido? Deus? Quem criou Deus? Quem criou esta imagem, que nos dá forças?? Que nos dá alento?? A quem nós prometemos isto ou aquilo??Quem escreveu a Biblia?? Porque é que existe um Antigo Testamento e um Novo Testamento??Atenção eu não estou a dizer que nada disto existe, estou a questionar-me!!É muito diferente! Esse é um direito meu e de todos nós!
Poderia afirmar muita coisa, para a qual nem existe discussão, mas não vou ferir opiniões!
Já várias vezes afirmei que não sigo qualquer religião que seja escrita à mão do Homem, sigo regras de comportamento pessoal e social que julgo fazerem de mim uma pessoa melhor!
Acredito na força da Natureza e no poder da sua união...Respeito e amo para ser amada e respeitada!
Não teria escrito sobre isto, não fosse a infeliz ideia desse senhor que se diz Eurodeputado, que afirmou também, que não leu nem vai ler a obra, a menos que passe a ser obrigatória no parlamento, ora aí está uma belissima ideia, se lessem mais, talvez governassem melhor!
Quanto a mim, vou ler sim, faço questão!





2 comentários:

  1. Concordo com algumas coisas que aqui dizes, com outras não. Mas, como diz o outro, defenderei sempre o direito de o dizeres :)
    O senhor disse uns disparates, é certo. O eurodeputado devia ter vergonha da patetice que disse a seguir para criticar Saramago.
    E...claro que vou ler Caim!
    Gostei de muitas das obras de Saramago. Por exemplo, "Ensaio sobre a Cegueira" está no top 5 dos meus livros preferidos.

    Beijo para ti, amiga :)

    ResponderEliminar
  2. Pois, o direito de dizer o que se pensa é um direito que nos assiste, tendo sempre em conta o respeito pelo outro, quando se contesta alguma teoria que não foi, de facto provada, mas que muitos se guiam e se encontram nela, é preciso ter cuidado, é certo, mas existem coisas para as quais as palavras certas, mas carinhosas, não existem, é normal que discordemos uns dos outros, é saudavél até, não podemos é pedir a ninguém que deixe de ser quem é por isso, a liberdade de expressão existe meu amigo e quando se faz uso dela, corre-se muitas vezes o risco de abanar mentalidades, penso ser aí que reside a questão em Caim, irá reflectir-se nas mentalidades ou não? Muitas perguntas se irão fazer, e isso por si só já faz da obra uma Grande Obra, porque Saramago é e será sempre um Grande Monstro Da Escrita, aquele que muitos temem, mesmo antes de ele ter editado,rs
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo Mimu:)